O transporte em Maceió pode ser melhor e mais barato sim!
Transporte eficiente é o que dá mais lucro, transporte barato e eficiente é para os fracos! Esse é o que aparenta ser o lema do transporte público em Maceió |
O maceioense paga R$2,30 na passagem (R$119,60 por mês só pra ir trabalhar), ou seja para a maioria que recebe R$678,00 de salário por mês, o custo com transporte corresponde a quase 1/5 do poder de compra do assalariado só pra conseguir ir ao trabalho!, e ainda a acham pouco querem aumentar pra R$2,80, quase o mesmo valor cobrado em São Paulo R$3,00), sendo que a renda per capta, as distâncias, os mega engarrafamentos, e padrões de consumos... não tem comparação.
Então vamos comparar com Recife, o valor cobrado nas linhas mais movimentadas da cidade é de R$2,15, e mesmo que os pernambucanos falem que não tem comparação com Maceió a população na zona metropolitana de Recife não chega ao dobro da de Maceió já o PIB é mais de 5x maior, e mesmo assim pagam menos para ir ao trabalho.
Podemos então comparar com Aracaju com a população de menos da metade da de Maceió mas porém pagam R$0,05 a mais que nós ficando em R$2,35 a passagem interurbana. Assim muitos espertinhos (picaretas gananciosos ou desinformados), pode falar a "cidade menor que a nossa mas pagam mais caro!!, só esqueceram de falar que a per capita é mais de R$2.000,00 a mais do que a nossa, e ainda mais o sistema é bem mais eficiente que o nosso, tendo em vista que se o aracajuense necessitar pegar mais de 1 ônibus para chegar em algum local da cidade não precisa pagar mais de uma passagem, pode contar com os terminais de integração espalhados pela cidade e embarcar em outro ônibus gratuitamente, e mesmo não sendo as 1000 maravilhas nem se comparam com as linhas do Benedito Bentes que depois que sai do terminal fica impossível atravessar o ônibus e descer por traz em outro lugar que não seja o Centro e adjacências, e nem adianta dizer que a cidade cresceu e a frota ficou obsoleta, pôs desde quando começou a funcionar as linhas nunca atenderam a demanda com dignidade.
Que capital nacional semelhante a Maceió resta a comparar? São luis? R$2,10 a passagem... ahh aos domingos custa R$1,05. E se fomos comparar com os melhores sistemas de transporte do país ai que a situação fica feia e pode ter como exemplo Brasilia que cobra R$1,50 nas principais linhas e possui um perímetro urbano muito maior que Maceió, só comparando o que é bom (e está ao nosso alcance), vemos o quanto podemos evoluir, e mesmo Brasília sendo uma cidade de um país sub desenvolvido, o que dizer de Maceió?
Também assim fica difícil se desenvolver, todo mundo querendo arrancar co coro do cidadão, uma carga tributária e custo de vida Top 10 conferir no link:(http://curiosando.com.br/paises-maiores-cargas-tributarias/) com infra estrutura comparada a Índia e alguns países africanos. É mole???
Agora responda a pergunta. Quem está na melhor situação da população das 2 imagens ?
Então vamos comparar com Recife, o valor cobrado nas linhas mais movimentadas da cidade é de R$2,15, e mesmo que os pernambucanos falem que não tem comparação com Maceió a população na zona metropolitana de Recife não chega ao dobro da de Maceió já o PIB é mais de 5x maior, e mesmo assim pagam menos para ir ao trabalho.
Podemos então comparar com Aracaju com a população de menos da metade da de Maceió mas porém pagam R$0,05 a mais que nós ficando em R$2,35 a passagem interurbana. Assim muitos espertinhos (picaretas gananciosos ou desinformados), pode falar a "cidade menor que a nossa mas pagam mais caro!!, só esqueceram de falar que a per capita é mais de R$2.000,00 a mais do que a nossa, e ainda mais o sistema é bem mais eficiente que o nosso, tendo em vista que se o aracajuense necessitar pegar mais de 1 ônibus para chegar em algum local da cidade não precisa pagar mais de uma passagem, pode contar com os terminais de integração espalhados pela cidade e embarcar em outro ônibus gratuitamente, e mesmo não sendo as 1000 maravilhas nem se comparam com as linhas do Benedito Bentes que depois que sai do terminal fica impossível atravessar o ônibus e descer por traz em outro lugar que não seja o Centro e adjacências, e nem adianta dizer que a cidade cresceu e a frota ficou obsoleta, pôs desde quando começou a funcionar as linhas nunca atenderam a demanda com dignidade.
Brasília pode não possuir o melhor sistema de transporte do mundo e nem o mais justo, porém cobra um valor aceitável tendo em vista o padrão de vida. |
Também assim fica difícil se desenvolver, todo mundo querendo arrancar co coro do cidadão, uma carga tributária e custo de vida Top 10 conferir no link:(http://curiosando.com.br/paises-maiores-cargas-tributarias/) com infra estrutura comparada a Índia e alguns países africanos. É mole???
Agora responda a pergunta. Quem está na melhor situação da população das 2 imagens ?
Transporte ferroviário na Índia. Carga tributária nacional 12% |
Terminal do Benedito Bentes em Maceió, Brasil.
Carga tributária (só nos combustíveis) 59%.
Transporte rodoviário (sujeito a congestionamentos).
|
A 1ª impressão de quem vê esse trem lotado, é de que é um absurdo total de um lugar muito atrasado, mas eu penso que não seja tão diferente levando em consideração o absurdo de impostos que pagamos, merecemos coisa melhor!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário