domingo, 27 de janeiro de 2013

Urbanização da Praia da Sereia



   Apesar de ser uma das mais belas e famosas praia da capital alagoana, à  30 anos comerciantes de bares e restaurantes da Praia da Sereia vivem sem saneamento e sem o mínimo de infra estrutura por parte do poder público. Mesmo ciente da triste realidade representantes de órgãos públicos com é o caso da S.P.U. (Secretaria do Patrimônio da União) insensibilizados e indiferentes a desgraça alheia, decidiram simplesmente limpar a praia, sem gerar praticamente nenhuma despesa pública, numa triste atitude, acabando com o sustento de muitas famílias que há décadas negociam por ali.
Praia da Sereia na década de 90. 

Demolição de barraca irregulares na Praia da Sereia 2010.
As pessoas estão irregulares ali poque não tem condições financeiras e nenhum apoio sócio político favorável a legalidade,. É possível que esse triste dia seja fruto de influencia de empresários bem sucedidos que se instalaram recentemente na região.
  Já houve varias manifestações frustadas, por inercia do poder público em solucionar o problema, e tentar jogar debaixo do tapete. Mas problema está ai pra todo mundo ver, há décadas!!, tomara que agora, com ajuda dos internautas cidadãos esse problema seja solucionado.
Mirante pede socorro!!
   Para provar que existe solução, fiz um projeto (rascunho) de urbanização da Praia da Sereia, que pode servir de inspiração para quem realmente tem poder pra executar.

Mapa do Projeto de urbanização da Praia da Sereia.
     Na execução desse projeto, teremos que sacrificar parte do mangue que será compensada na área de conservação. A área a ser comercializada será aterrada e vendida nos valores atuais, se fosse vendida hoje poderia ser facilmente comercializada a R$500,00 o m2, gerando uma receita aproximada de 2,5 milhões pra ajudar nas custas da urbanização. Parece pouco mas esse dinheiro é suficiente para o aterro, pavimentação de toda essa área no mapa, ciclovia, construção da Praça Foz do Rio Pratagy, e ainda da pra plantar algumas arvores na área de conservação.



Independente do projeto que seja realizado no local, é imprescindível que esteja em harmonia com o meio ambiente e a sociedade. 
- De coração! gostaria que algo parecido fosso feito no local, frequentei muito essa praia na minha infância.
   Deixaria de ser algo desprezado como podem  podem ver nas imagens abaixo, para se tornar no Centro gastronômico da Praia da Sereia abrigando não só as barracas hoje existentes mas abrindo espaço para outras no local, mudando completamente as condições de atendimento e a auto estimas das pessoas não só pela estrutura mas também oferecendo cursos de capacitação e qualificação para as pessoas que ali trabalham. Acredito que uma medida como essa ajudaria a preservar nossas riquezas naturais e impulsionar o turismo.


Tomara que essas imagens se torne logo, parte de um passado de lutas e conquistas.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Praia suja em Maceió nunca mais!


  Existe varias maneiras de manter nossas  praias limpas, vou propor algumas ideias, quem sabe alguém com poder suficiente se interessa, importantíssimas para nossa economia merecem toda dedicação. 

Não esperamos ser uma nação desenvolvida sabendo que
gerações futuras poderão vivenciar cenas como essa.

  

 Medida Política: Campanhas educativas é uma boa alternativa, mas não é o bastante, é preciso tomar uma atitude mais enérgica. Países do 1º mundo são muito elogiados por manter locais públicos limpos e bem cuidados, você pode até se perguntar, como pode uma cidade de Miami por exemplo (que recebeu cerca de 13 milhões turistas, 1,5 milhão só de brasileiros em 2011 contra) consegue manter suas ruas e praias limpas? 
  Só as campanhas não resolvem, educação vem de berço ou melhor, da cultura, mas pra incentivar a boa fé das pessoas existe uma multa de $500,00  pra quem jogar lixo em áreas públicas, poderíamos adotar esse exemplo aqui em Maceió, é claro que numa versão mais alagoana, uma multa de R$50,00 pra punir e ao mesmo tempo educar quem anda fazendo sujeira por ai.



  Medida Tecnológica:  Contratar um contingente de pessoas para fazer a limpeza de nossas praias sem duvida não é uma medida inteligente, nem muito menos socialmente correta. Apesar de gerar muitos empregos o trabalho é muito ineficiente se tratando de limpeza em larga escala, os profissionais são desvalorizados descriminados é mantem contato direto com a sujeira, temos que qualificar esse profissionais para trabalhar com novas tecnologias, equipamentos e consequentemente ser melhor remunerado.
Tecnologias como essa ajudarão a manter impecáveis nossos cartões postais sem apelar para photoshop.

Medida Infra estrutural: Essa medida é fundamental e básica sem essa não é possível nenhuma outra.
 Saneamento costuma não ser prioridade de nossos representantes pois são obras dispendiosas, tanto na questão financeira quanto na questão do prazo de entrega, não dá voto, e não aparece na foto pois a maior parte fica enterrada, porem é medida fundamental para qualquer cidade litorânea que quer manter suas praias limpas. 

  



Até quando viveremos essa triste realidade?
é  difícil se tornar uma potência turística enquanto haver cenas como essa,. 
Sem um Saneamento completo em Maceió a Praia da Avenida  continuará sendo motivo de vergonha para nos.

   Seja qual for a medida a ser tomada contra esse descaso, é preciso uma grande mobilização das pessoas a não se sentirem indiferentes ao problema, pois isso afeta direta e indiretamente nossas economias e impedem nosso desenvolvimento visto que o motor de nossa economia é o turismo, e não subestime o potencial incalculável que temos nesse setor pois Maceió é considerada hoje uma das mais belas cidades do Brasil, esse título não se deve a estrutura, e sim em geral nossas belezas naturais, apesar de que os turistas ultimamente estão buscando as praias do interior, pois à poluição e o crime ainda não é um problema na maioria das praias,  imagina só agregar valor e esse patrimônio.


Maceó ,AL, Brasil.