sexta-feira, 29 de março de 2013

Nossa Realidade Maceió


   A intenção inicial do blog, foi apresentar projetos de infra estrutura para Maceió e região metropolitana que potencialize e acelere nosso desenvolvimento econômico que atualmente é focado no turismo como podemos ver no gráfico abaixo.

Setores da Economia de Maceió, percentual de importância de cada setor.
   Vemos que o setor que mais se destaca é o setor de serviços que inclui, turismo segmento de maior importância para Maceió, em seguida a indústria que exerce um papel imprescindível na geração de bens e alem de melhorar nossa qualidade de vida geram emprego e garante a circulação de riqueza. Apesar de ter uma localização estratégica no nordeste brasileiro não vemos um bom desenvolvimento como a industria de nossos vizinhos Aracaju ou Recife, já o setor agropecuarista é um setor decadente visto que ainda é inviável o desenvolvimento em zona urbana.
   Necessitamos de mais industrias, mais centros de capacitação para assegurar esse setor tão importante, e aproveitar o máximo de nossa posição privilegiada no nordeste brasileiro.
   Apesar de notável importância turística nacional e posição estratégica regional para indústria, e lamentável que vemos cenas como essa em nossa orla e o bairro litorâneo de Cruz das Almas vetor de desenvolvimento da capital. É esse o nosso futuro?

Língua negra em Cruz das Almas "lingua negra não, se amostra!!!"
  
 Foz do riacho Águas de Ferro em Cruz das Almas 2013.
 Mais uma língua negra em nossa cidade, essa fica entre importantes hotéis 5 estrelas em Maceió. Qual turista que quer ver essa cena?

Rua do esquecimento a beira mar em Cruz das Almas. 
    Enquanto tirava  essas fotos falei com um jovem que passava no local.
Eu falei.
- que horrível dessa rua, é um retrocesso pois a mesma era calçada tempos atrás.
O jovem falou.
- Nunca foi calçada essa rua.
????
   Fiquei pensando quando ele foi embora, e lembrei que a rua era calçada sim!, lembro me muito bem da minha infância que passei muitas vezes por ali e lembro de existir uma rua calçada, mas como aquele jovem aparentava ter uns 15 anos de idade, não chegou alcançar esse tempo. Que eu lembre a quase 2 décadas essa rua foi prejudicada por obras no local e nunca mais foi reconstruída, é uma injustiça muito grande pois alem de viver nessa situação são obrigadas a pagar altos impostos pós de trata de área nobre. É mole? 

Na mesma Rua do esquecimento a beira mar em Cruz das Almas.

   Como se não bastasse a largura da maioria das ruas serem mais estreitas que ciclovias, pra se ter uma ideia essa acima é uma avenida principal do conjunto (parece que foi projetada na idade média), e outras abaixo mal da pra passar caminhões de coleta de lixo, mesmo assim em quase 20 anos sendo localizadas a famosa orla da cidade e pagando altíssimos impostos a prefeitura não teve condições de reparar.


Ruas esquecidas  em Cruz das Almas .
Mais Ruas esquecidas em Cruz das Almas.

Mais Ruas esquecidas em Cruz das Almas, (isso não é águas pluviais não é esgoto doméstico!!)
   Vou colocar mais só mais uma, pois se não vai fugir o foco do blog... Se não vou ter que mudar o nome do blog pra "Maceió vai ser difícil ser melhor!".

Ruas esquecidas em Cruz das Almas, (sem chover já é assim imagina no inverno... OMG!)

Mesmo não sendo o foco do blog me sinto na obrigação como cidadão denunciar essa vergonha.  

quarta-feira, 6 de março de 2013

Diga não as Línguas Negras!

   Até quando veremos os principais locais turísticos de nossa cidade sedo destino final de inúmeras galerias de esgoto?  Já faz muito tempo que a cidade tem condições financeiras de sobra pra resolver esse problema, a questão é quantas pessoas se manifestaram a respeito dessa situação? Sabemos que políticos detestam obras de saneamento que são muito dispendiosas, causam transtornos em sua execução e depois que termina fica tudo enterrado, por isso só são feitas em ultimo caso, mesmo sendo necessárias à saúde e a qualidade de vida de todos. A população também é responsável, as pessoas que poderia se manifestar contra em grande parte não entende a importância de um saneamento adequado, prefere não se envolver com política ou já estão conformados em passar por humilhações diárias juntando todo esse caos urbano que vivemos.


 


Para quem não se conforma com esse descaso, pode se manifestar aderindo a campanha de varias maneiras...

Compartilhando: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=563971266954941&set=a.316716051680465.80433.100000262170672&type=1&theater 

Divulgando: http://maceiopodesermelhor.blogspot.com.br/


Maceió com certeza pode ser melhor, o que vemos hoje é o verdadeiro retrato do abandono.   

domingo, 3 de março de 2013

Expansão da faixa de areia

Point da cidade de Maceió, cartão postal de Alagoas.

É de consciência de todos que o aumento da faixa de areia não é atual prioridade de nossa cidade, pois não temos nem o básico que é, limpeza (péssima), segurança (razoável com ajuda da força Nacional) e infraestrutura (ruim, tendo em vista o potencial turístico).
 Pensamento positivo e imaginando que esses problemas elementares sejam solucionados, ai sim será a necessário a expansão da faixa de areia se quisermos ser comparados a grandes destinos turísticos internacionais, Copacabana, Miami Beach, Cancun... Não subestime, temos potencial para isso!

Se resolver ir a praia em um desses locais na maré cheia vai ter dificuldade pra encontrar um lugar na areia, pois a mesma não existe. 
A natureza já se encarregou de construir grandes diques de proteção para que a areia da praia não seja levada fácil pela maré.
A visão que teremos de satélite de uma praia com tamanho de 100m a 150m de areia será esta.
   Acredito aumentaria e muito! as opções de entretenimento em nossas praias urbanas e estaremos bem representados nacional e internacionalmente.

    Curiosidade: Você sabia? a enorme e badalada praia de Miami Beach é de concreto sobre a areia da praia , e a areia veio de mais longe ainda, extraída de bancos de areia de outro país (Bahamas).
  Ver link: http://www.taflorida.com/curiosidades-sobre-miami-beach/